O Centro de Formação Ambiental (Sede), em Lisboa, o Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho, em Castro Verde, e o Centro de Iniciação ao Ambiente, em Évora, são os equipamentos que garantem a dispersão espacial das acções da LPN.

Estas são complementadas com parceiros institucionais nas diferentes regiões do país.

Centro de Formação Ambiental

Em funcionamento desde 2000, a LPN concentra no Centro de Formação Ambiental (CFA) o diagnóstico de necessidades de informação à sociedade, o planeamento de intervenções ou actividades, a organização e promoção de ações de índole ambiental e o acompanhamento e avaliação dessas mesmas actividades. 

 

Como unidade integradora das temáticas e preocupações educativas da LPN, o CFA dispõe de um conjunto de recursos técnico-pedagógicos que visam dar resposta às necessidades específicas da sociedade em rápida transformação, capacitando os cidadãos para o desenvolvimento do exercício pleno da Cidadania.

 

No âmbito dos objectivos da LPN, o Centro dispõe de um auditório (com capacidade para 80 pessoas), uma sala de formação (com capacidade para 15 pessoas) e uma sala Multi-usos (para realização de ateliers e oficinas).

 

O CFA tem como meta contribuir para o primeiro objectivo expresso no Art. n.º 6 dos Estatutos da LPN:  

“Fomentar o interesse pela Natureza e pelas Ciências que lhes respeitam, através da informação e formação da opinião pública.”  

Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho 

O Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG) é um local dinâmico e interactivo onde estão disponíveis diversas informações sobre recursos ambientais. Situado no coração da estepe cerealífera Alentejana, o CEAVG é um local de visita obrigatório para quem quer conhecer o valioso património natural da região, oferecendo simultaneamente um conjunto de actividades didácticas e percursos temáticos em toda a Zona de Protecção Especial (ZPE) para Aves de Castro Verde.

 

Os visitantes contactam directamente com Projectos demonstrativos, como o ciclo sustentável da água (cisterna, Estação de Tratamento de Águas Residuais através de Plantas e ribeira), as energias renováveis (painéis solares), o combate à desertificação e a fauna e flora locais (observatório de aves e torre de nidificação).

 

O CEAVG é uma casa ecológica que dispõe de um Auditório (com capacidade para 40 pessoas), um Centro de Documentação Ambiental com material multimédia, uma área de Exposições ambientais e produtos tradicionais e de uma Oficina do Ambiente para a realização de experiências ilustrativas da estepe cerealífera. O CEAVG dispõe ainda de uma área de apoio logístico para técnicos que realizam estudos científicos na região.

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt