Pedro Bingre do Amaral | Presidente
Pedro S. R. Bingre do Amaral (1973) é professor adjunto na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra. Estudou na Universidade Técnica de Lisboa, pela qual é licenciado em Engenharia Florestal e mestre em Planeamento Regional e Urbano. Desde 1998 foca o seu trabalho de docência, consultoria e investigação na temáticas do ambiente, conservação da natureza, florestas, ordenamento territorial e política de solos (rústicos e urbanos).
Foi autor de diversos artigos, livros e capítulos de livros sobre temas como a botânica, o ordenamento urbano e florestal e a conservação da biodiversidade.
É coautor de diversos instrumentos de gestão territorial do território português (planos diretores municipais, planos de pormenor, planos de gestão florestal, planos setoriais, &c), bem como autor de estudos de fundamentação de projectos-lei e de revisão legislativa nestas matérias.
Inês Cardoso | Vice-presidente
Doutorada em Biologia Marinha e Aquacultura. Com mais de 20 anos dedicados à caracterização ecológica e funcional de ambientes costeiros com especial ênfase a zonas de transição entre rios e o mar - estuários e lagoas costeiras. Ecóloga, com especial interesse em Biologia da Conservação, dedica-se também ao impacto das atividades humanas nos sistemas naturais.
Procura a ligação entre processos, naturais e antropogénicos, nas suas sinergias e conflitos, tentando sempre implementar uma abordagem ecossístémica. Atualmente é investigadora convidada no MARE - Centro de Ciências do Mar e Ambiente, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Vice-Presidente da LPN.
Filipa de Jesus Gouveia | Tesoureira
Ecóloga, Empresária. Licenciada em Biologia, pós-graduada em Gestão e Políticas Ambientais, e em Direito do Ambiente, Ordenamento do Território, do Urbanismo e do Turismo.
Co-fundadora da KS.Solutions (ex-AmBioDiv) que, desde 2004, se dedica à compatibilização das atividades económicas com a conservação da natureza e a gestão de recursos naturais. Auditora de sistemas de gestão florestal sustentável e das suas cadeias de custódia. Formadora de quadros técnicos em gestão florestal, conservação da natureza e sistemas de gestão.
Ricardo Lima | Vogal
Investigador júnior no Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais. Doutorado em Ciências Biológicas.
Trabalha em ecologia e conservação. Tem-se dedicado ao estudo dos impactos das atividades humanas na biodiversidade rica em endemismos das florestas de São Tomé e Príncipe, onde tem vindo a apoiar diversas actividades de conservação.
Apesar do foco do seu trabalho serem as aves, também estuda outros vertebrados, árvores e moluscos terrestres.
Nuno Pedroso | Vogal
Investigador e gestor de ciência. Doutorado em Biologia (Ecologia) e Mestre em Gestão e Políticas Ambientais. Tem trabalhado principalmente na área da ecologia e conservação de mamíferos, e na gestão de projetos de conservação. Tem participado em vários projetos e publicações maioritariamente relacionados com conservação e adaptação de espécies a ambientes alterados pelo ser humano. Presentemente é Diretor Executivo do MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (UI&D sediada na Universidade de Évora) com funções principais de gestão de Ciência e Cooperação. Colaborador de longa data na LPN especialmente nas áreas de projetos de conservação e gestão, tendo sido membro dos Órgãos Sociais em vários mandatos.
Ruben Oliveira | Vogal
Ecólogo, ecologista e comunicador de ciência. Licenciado em Biologia, mestre em Biologia da Conservação - especialização em genética populacional e da conservação - e pós-graduado em Ecologia e Gestão Ambiental. Coordenou várias iniciativas na Sociedade Portuguesa de Ecologia, e é colaborador do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Co-fundador da empresa Senciência, dedica-se atualmente à tríade ciência-cultura-educação através da produção de atividades e eventos de comunicação de ciência, sobretudo na área da ecologia. Na LPN, acompanha os pelouros da Comunicação e de Sensibilização, Educação e Formação Ambiental.
Maria Dias | Vogal
Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, instituição onde fez o doutoramento em Ecologia (2009).
Tem vindo a desenvolver trabalho de investigação na área da ecologia e conservação de aves marinhas e estuarinas, em particular de espécies migradoras, estando ligada ao centro de investigação cE3c onde coordena o grupo Conservation Ecology & Society.
Coordenou a equipa científica do programa marinho da BirdLife International entre 2016 e 2021.
Na LPN, acompanha os pelouros dos Oceanos, da Conservação, da Comunicação e de Sensibilização, Educação e Formação Ambiental.
Ana Marta Paz | Vogal Suplente
Licenciada em Engenharia Agronómica e doutorada em Engenharia da Energia e do Ambiente, estudou e trabalhou em investigação em Portugal, na Suécia e nos EUA. Atualmente trabalha em ciência do solo num instituto público de investigação (INIAV). Alguns dos seus temas prediletos são a biodiversidade nos sistemas agrícolas e florestais e a ligação entre a conservação da natureza, paisagem e sistema alimentar. Na atual direção da LPN acompanha o pelouro da conservação.
Jorge Palmeirim | Vogal Suplente
Biólogo, Professor Catedrático no Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, onde coordena o grupo de Biodiversidade Tropical e Mediterrânica.
Obteve a licenciatura nas Universidades de Luanda e Lisboa e o mestrado e doutoramento na Universidade do Kansas (EUA). A sua investigação foca principalmente temas de Ecologia da Conservação, envolvendo em geral aves e morcegos. É associado da LPN desde 1974.
Filipa Soares | Vogal Suplente
Investigadora de pós-doutoramento no Museu Nacional de História Natural em Paris (França). Doutorada em Biologia (Macroecologia) em 2022. A sua investigação foca-se nos impactos das atividades humanas na biodiversidade, principalmente na diversidade funcional e filogenética. Na LPN, acompanha o pelouro da Intervenção e o pelouro da Comunicação e de Sensibilização. Representa a LPN no EEB (European Environmental Bureau), acompanhando de perto o grupo de trabalho da Biodiversidade.
Joaquim Sande Silva | Vogal Suplente
Licenciado e doutorado em engenharia Florestal, é Professor no Instituto Politécnico de Coimbra e investigador responsável pelo Grupo de Ecologia Florestal do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
É autor de trabalhos científicos na área da ecologia do fogo e da ecologia das invasões biológicas e editor na revista científica Forests. Coordenou a série Árvores e Florestas de Portugal, produzida pela LPN e apoiada pela FLAD e Jornal Público. É membro do Observatório Técnico Independente para os incêndios florestais, na Assembleia da República. Na LPN ocupa-se sobretudo das questões ligadas às florestas e aos incêndios florestais.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt